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As equipes esportivas de Guerra dos Tronos

Posted byguiguimaraes 2 de julho de 20122 de julho de 2012

Se você gosta de seriados é bastante provável que já tenha visto Guerra dos Tronos, série da HBO baseada nos livros do R. R. Martin, que é sucesso mundial e está indo para a terceira temporada.

Para brincar com esse fenômeno pop o artista ucraniano Yvan Degtyariov criou uma série de logos de uma liga de futebol imaginária, onde cada time é um reino.

Na série cada um dos reinos, que são chamadas de casas e brigam pelo trono do mundo fictício, possui uma personalidade própria. A Casa Stark, por exemplo, é balizada por justiça e honra e tem o lobo como seu mascote. A Casa Lannister é representada pelo leão e tem como lema “um Lannister sempre paga suas dívidas”, ou seja, são muito ricos. E por aí vai…

Logo abaixo coloco três exemplos e explico o que isso tem a ver com marketing esportivo.

Para quem conhece a série, olhar para esses logos e imaginar um campeonato entre os reinos estranhamente faz todo o sentido. Cada reino representa um conjunto de valores bem específico, e durante a série os espectadores acabam simpatizando mais com um do que com outro.

No mundo esportivo é assim também, ou seja, cada equipe esportiva possui sua própria personalidade e valores. Para pegar dois exemplos locais, o Corinthians, por exemplo, explora a narrativa do underdog, ou seja, exalta os títulos conquistados apesar das adversidades. Já o São Paulo prefere exaltar sua própria estrutura e profissionalismo, de modo que seus títulos não são narrados com os jogadores lutando até o último minuto, mas sim com a soberania do clube.

Dicotomias como essas aparecem em várias outras rivalidades entre equipes, no Brasil e no mundo. O problema é que esse fator normalmente acaba sendo desprezado por quem toma a decisão de patrocinar esse ou aquele time com finalidade de divulgar ou construir uma marca.

Esquece-se que times normalmente representam valores que vão além do números de torcedores e localização geográfica, e de que a marca provavelmente irá absorver alguma coisa dessa experiência. E não existem valores certos ou errados, apenas melhor e piores para aquela marca específica.

Uma forma de equacionar essa questão é fazer o inverso dessa brincadeira com Guerra dos Tronos e transformar as equipes em reinos. Como são esses reinos? Que valores eles defendem? Como seus membros contam sua própria história?

Assim daria para transformar o Campeonato Brasileiro em uma paródia de Guerra dos Tronos.

figuras via io9

Posted byguiguimaraes2 de julho de 20122 de julho de 2012Posted ineditorialTags: brasileiro, corinthians, escudos, futebol, game of thrones, guerra dos tronos, hbo, logo, patrocínio, rr marting, são paulo, times, valores

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