Na semana passada os amantes do futebol, corinthianos ou não, foram testemunhas de um dos momentos mais marcantes da história recente desse esporte no Brasil. A final da Libertadores, entre Corinthians e Boca Juniors, foi catártica em muitos sentidos.

Para os torcedores do time foi a possibilidade de ganhar um título importante que faltava. Para os rivais estava em jogo o fim das eternas piadas sobre falta desse título. Para a TV houve um recorde de audiência, 3 em cada 4 pessoas com o aparelho ligado estavam sintonizadas no jogo. Para os bares provavelmente houve recordes batidos também.

Mas e os patrocinadores? Dificilmente houve na história recente um jogo com tantas ações de marcas patrocinando um dos clubes. No final, além do título e da festa, acabamos ganhando uma verdadeira aula de como marcas podem ativar o patrocínio de clubes em partidas importantes.

 

Gatorade

Logo após a final a marca criou um hotsite no estilo linha do tempo contando a trajetória do Corinthians na Libertadores. Para ver tudo o usuário tem que ir passando o scroll horizontal. As ilustrações são belíssimas e a marca só aparece no final.

É uma justíssima homenagem.

 

Bombril

Aproveitando o eterno personagem de Carlos Moreno a Bombril lançou um vídeo bem humorado antes da partida final, como forma de apoiar o time. Também houve uma promoção com sorteio de ingressos para a final.

 

Brahma

Recentemente a Brahma vem desenvolvendo ações específicas para os times que patrocina, e com o Corinthians não podia ser diferente. Para isso ela criou a campanha #Tangoloco, que contou com o vídeo abaixo e alguns prints derivados.


 

Rádio Globo

Já a Rádio Globo fez uma homenagem ao clube por meio de um vídeo ilustrando uma oração à São Jorge.


Nike

E, finalmente, a Nike, que antes do jogo lançou uma polêmica “carta”, compartilhada à exaustão nas redes sociais, focando na torcida contrária ao Corinthians. Foi uma ação corajosa e de muita personalidade, já que muitos desses torcedores não corinthianos até chegaram a falar de boicote à marca.

 

E, depois do jogo, para comemorar o título, foi lançado esse vídeo em tom emocional.

Resumindo a história, temos ótimos exemplos de como marcas podem (e devem) aproveitar melhor as propriedades que patrocinam, estando junto da torcida e produzindo ações relevantes.

Eu, que sou um são paulino assumidamente anti-corinthiano, fiquei mais com inveja dos patrocinadores do que do título, até porque desse a gente já tem três. Mas os patrocinadores do meu time bem que podiam fazer ações tão legais quanto essas!